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Como atrair novos clientes para o seu negócio

ilustração de mulher a atrair novos clientes

Há uma necessidade que não muda, independentemente de estar no mercado há muito ou pouco tempo: atrair novos clientes. É o fator mais importante para garantir que seu o negócio continua a crescer.

Mas, para melhor conseguirmos atrair novos clientes, devemos fazer as perguntas certas. Será que conhece bem o mercado? Tem estudado o seu público? Sabe o que os clientes mais procuram no seu negócio? Num ambiente bastante competitivo, conhecimento é um trunfo.

Não existe uma fórmula mágica para atrair novos clientes. Mas existem diferentes estratégias que pode implementar a partir de agora. Primeiro, entenda o que poderá estar a atrasar o processo.

Há 3 razões que explicam o porquê de não atrair novos clientes

Saberá isto melhor do que ninguém: o seu negócio não é uma corrida, mas uma maratona. Mas, com as estratégias certas, vai alcançar o sucesso que procura. Até lá, é importante que conheça as razões que atrasam o seu crescimento.

Não há processos de trabalho otimizados

No dia a dia, é normal que esteja demasiado ocupado a fazer aquilo em que realmente é bom para que consiga dedicar a mesma atenção a tarefas aparentemente secundárias: a gestão do seu negócio, por exemplo. Atender um telefonema ou responder a um e-mail aparenta não ser tão urgente como atender o cliente que está no seu estabelecimento.

Assim, é essencial que consiga otimizar processos para evitar sobrecarga de trabalho e dar uma resposta equivalente a todas as interações. Talvez esteja a perder muito tempo com tarefas que não deveriam exigir tanto de si – seja a atender telefones, a gerir marcações ou a enviar SMS a clientes. Comece por estudar a sua rotina, tentando identificar onde está a perder mais tempo… e se existem soluções, que ajudem a automatizar o seu trabalho.

Não há acompanhamento ao cliente no pós-venda

Venda feita. E agora?

Especialmente no caso de novos clientes, é essencial garantir acompanhamento no pós-venda, para começarmos a estratégia de fidelização. Não queremos que o novo cliente seja apenas um cliente de uma só vez. 

Por isso, encontre formas de acompanhar a pessoa após a compra e de se manter presente até garantir que regressa. Afinal, uma pessoa que não é acompanhada após uma compra dificilmente recomendará o seu serviço a familiares, amigos ou qualquer pessoa da sua rede de contactos.

O processo de compra foi difícil

Nos dias que correm, qualquer compra (sobretudo online) tem de ser simples e rápida. Se o cliente tiver uma má experiência, não voltará a comprar. O mesmo acontece se a pessoa não for bem atendida, ou sentir falta de proximidade.

Não ter uma presença digital pode ser facilmente interpretado como um sinal de que a marca não está tão próxima, não permitindo sequer um canal de contacto direto através da Internet. Hoje, manter uma presença no digital não é um bicho de sete cabeças: mesmo que não domine áreas como redes sociais ou desenvolvimento de sites, pode encontrar soluções simples e económicas para consolidar a sua presença online.

Lembre-se: os clientes são a base do seu sucesso e devem encontrar no seu negócio uma resposta às expectativas básicas da era digital.

Conheça, agora, as estratégias a aplicar para atrair novos clientes para o seu negócio.

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5 estratégias que vão atrair novos clientes

Já traçou o seu plano? Já definiu o seu público-alvo? Então, está na altura de fazê-lo. Aplique estas estratégias e veja o seu negócio crescer.

1. Conheça o seu público

Não queira vender a todas as pessoas, porque não é possível. 

Procure identificar muito bem o público que poderá estar realmente interessado na sua marca. Faça perguntas a si mesmo e a quem trabalha consigo. O que sabe sobre os clientes? Quem são eles? Têm características comuns? Onde os pode encontrar? Quais são os seus interesses? Há algum desafio ou problema com que tenham de lidar? E será que a sua marca os pode ajudar na resolução de tal conflito?

Ao definir o seu público-alvo, vai conhecer as necessidades que precisa de resolver. Esta será, certamente, uma estratégia vencedora para atrair novos clientes.

2. Ofereça um atendimento único e personalizado

Todos os clientes que são bem recebidos, e atendidos, voltam. Assim, está nas suas mãos garantir que cada contacto com o cliente é importante. Comece pelos gestos mais simples, como tratar cada um pelo nome próprio, lembrar-se de momentos importantes dos seus dias (aniversário, por exemplo) e as suas preferências enquanto cliente.

Através da recolha desta informação, pode personalizar a experiência nos diferentes momentos partilhados com o cliente. Ao demonstrar que o vê enquanto pessoa e não apenas como mais um cliente entre muitos, está a proporcionar uma experiência única. E o que pode ganhar com isso? O regresso do cliente, é certo, mas também a probabilidade de que recomende o seu negócio e atraia novos clientes até si.

3. Faça um plano de comunicação

Um plano de comunicação permite delinear todos os passos para dar a conhecer a sua marca junto de novos clientes. Comece por definir alguns passos essenciais: o que espera divulgar junto desses potenciais clientes? Talvez seja uma promoção ou um novo produto, talvez queira apenas dar a conhecer o seu negócio ou revelar uma novidade, como o lançamento de um novo site.

Liste alguns dos objetivos que espera alcançar. Pretende receber novas visitas na sua loja física? Aumentar o número de marcações? Liquidar o stock de um determinado produto? 

Por fim, identifique os canais certos a usar para transmitir a sua mensagem. Em alguns casos poderá ser nas redes sociais ou anúncios pagos. Se procurar um canal mais direto, poderá ser uma abordagem através de e-mail ou telefone.

Com todos estes parâmetros estudados, está então na hora de desenvolver um plano. Identifique em que dias vai fazer as suas comunicações, quando inicia e termina a comunicação e tudo aquilo de que vai necessitar para que aconteça.

4. Aposte em estratégias comerciais

Para que o seu negócio tenha procura, pode ser arriscado limitar-se a vender o seu produto ou serviço — sem ações que chamem o cliente.

Se surgir um concorrente com uma estratégia comercial mais forte do que a sua, será ele a atrair novos clientes mais facilmente. Assim, estude bem o seu negócio e simule ofertas comerciais diferenciadoras que podem atrair novos clientes: campanhas de desconto, ações chamativas, parcerias com fornecedores.

5. Dê mais possibilidades aos seus clientes

Ao fazer uma pesquisa digital, um potencial cliente pode facilmente encontrar o seu site ou redes sociais e concretizar uma ação específica que o aproxima da venda.

Um sistema de Marcações Online para garantir o atendimento no seu estabelecimento é uma forma de o aproximar da venda. Mas, caso não faça sentido integrar essa funcionalidade, pode disponibilizar outras, como o formulário Liguem-me Grátis onde o seu cliente ou visitante pede um contacto telefónico gratuito da sua parte, para mais esclarecimentos. 

Aproveite estas estratégias não só para fidelizar os clientes que já tem, mas também para atrair novos clientes para o seu negócio. E não se esqueça de apostar, mais do que nunca, no digital. Assim, terá mais tempo para se dedicar às tarefas do seu negócio que mais ninguém pode tratar.